Regulação nos Estados Unidos
Vejam essa interessante notícia da Folha online. Será isso "censura" também ??
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EUA obriga blogueiros a identificar 'post pago'
6 de outubro de 2009 às 08:02
A partir de dezembro, blogueiros, tuiteiros e marqueteiros on-line dos Estados Unidos terão que contar aos consumidores quando forem pagos ou receberem presentes e outros brindes para escrever resenhas positivas ou posts promocionais. Foi o que determinou o órgão regulador federal do país ontem, 5. As informações estão no diário norte-americano “The Wall Street Journal”.
A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) lançou ontem as diretrizes voltadas aos blogueiros e aos demais escritores on-line acerca da responsabilidade civil sobre o post pago.
A agência revelou um esboço da proposta no ano passado – algo que estimulou o debate entre a comunidade blogueira sobre quanto de informação os escritores que fazem propaganda devem fornecer, quais seriam as regras éticas que, caso fosse necessário, eles deveriam seguir.
“O fato é que, se alguns estão sendo pagos para escrever resenhas sobre um produto, seus leitores merecem saber”, escreveu um blogueiro que assina o blog The Marketing Mama, na tarde desta segunda. “Eu acho que isso dará muito mais clareza para os blogueiros e seus leitores”.
Enquanto decisões sobre possíveis violações seriam consideradas com base em cada caso, informou a agência, “o post de um blogueiro que recebe dinheiro ou outro tipo de pagamento para escrever um produto é considerado um endosso” e exigiria um texto revelando isso aos leitores.
(Folha Online)
Um comentário:
Gostaria muito de ver materializado elemento de regulação sobre essa materia no BRASIL, mais especificamente onde líderes políticos históricos de longas datas detêm inúmeros recursos do tipo blog, twitter e jornais a disposição.
Algo desse tipo, também poderia ser incluso no conjunto das transformações da política de nosso tempo.
Ricardo André
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