Regulação nos Estados Unidos


Vejam essa interessante notícia da Folha online. Será isso "censura" também ??

__________________

EUA obriga blogueiros a identificar 'post pago'

6 de outubro de 2009 às 08:02

A partir de dezembro, blogueiros, tuiteiros e marqueteiros on-line dos Estados Unidos terão que contar aos consumidores quando forem pagos ou receberem presentes e outros brindes para escrever resenhas positivas ou posts promocionais. Foi o que determinou o órgão regulador federal do país ontem, 5. As informações estão no diário norte-americano “The Wall Street Journal”.

A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) lançou ontem as diretrizes voltadas aos blogueiros e aos demais escritores on-line acerca da responsabilidade civil sobre o post pago.
A agência revelou um esboço da proposta no ano passado – algo que estimulou o debate entre a comunidade blogueira sobre quanto de informação os escritores que fazem propaganda devem fornecer, quais seriam as regras éticas que, caso fosse necessário, eles deveriam seguir.

“O fato é que, se alguns estão sendo pagos para escrever resenhas sobre um produto, seus leitores merecem saber”, escreveu um blogueiro que assina o blog The Marketing Mama, na tarde desta segunda. “Eu acho que isso dará muito mais clareza para os blogueiros e seus leitores”.

Enquanto decisões sobre possíveis violações seriam consideradas com base em cada caso, informou a agência, “o post de um blogueiro que recebe dinheiro ou outro tipo de pagamento para escrever um produto é considerado um endosso” e exigiria um texto revelando isso aos leitores.

(Folha Online)

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria muito de ver materializado elemento de regulação sobre essa materia no BRASIL, mais especificamente onde líderes políticos históricos de longas datas detêm inúmeros recursos do tipo blog, twitter e jornais a disposição.
Algo desse tipo, também poderia ser incluso no conjunto das transformações da política de nosso tempo.
Ricardo André

Postar um comentário