Debate no IFHC

Há 22 anos atrás, eu tinha 19 anos e era secretário-geral do Diretório Central dos Estudantes da UFMA. Márcio Jerry era o presidente. A convite da APRUMA, o senador Fernando Henrique Cardoso fez uma palestra no Campus do Bacanga. Fui convidado para ser debatedor. Vivíamos a Assembléia Constituinte, eu era do PT, Fernando Henrique do PMDB. Formulei uma questão sobre uma determinada categoria do marxismo. Fernando Henrique evidentemente sabia muito mais do que eu sobre o assunto, para minha infelicidade. Apanhei bastante.
Comecei ontem minha palestra no Instituto Fernando Henrique Cardoso com essa lembrança ao próprio, hoje ex-senador e ex-presidente da República. As voltas que o mundo dá...
A convite do IFHC e da Fundação Getúlio Vargas (comandada pelo prof. Joaquim Falcão), fui apresentar a Proposta de Emenda à Constituição que institui mandato de 11 anos para os ministros do STF. A aceitação entre os presentes (professores, juristas, cientistas políticos, pesquisadores) foi excelente. Inclusive do próprio Fernando Henrique Cardoso, o que demonstra que é possível e necessário dialogar e construir maiorias políticas em favor de teses de interesse geral da Nação. Tenho aprendido muito no Congresso Nacional.
Foi muito bom também ouvir o ministro Gilson Dipp (que faz excelente trabalho no Conselho Nacional de Justiça).

2 comentários:

Anônimo disse...

"As voltas que o mundo dá..." Houve um tempo, caro Flávio Dino, que livros marxistas para serem traduzidos para o portugês, aqui no Brasil, tinham antes que passar pelo sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Parabéns pela aprsentação e pela lembrança histórica.

Robert Lobato

Érico Cordeiro disse...

Querido Flávio,
Evocaste agora um tempo maravilhoso. Saudades daquela época, em que dos corredores do Pimentão e do Castelão ousávamos fazer todas as revoluções.
E eu estava lá no auditório, assistindo ao emedebista FHC (era um dos "apupadores" - coisa que hoje jamais faria com alguém que pensasse diferente de mim). Mas reconheçamos: que cabedal intelectual o daquele sujeito!!!!
Passaram-se os anos e as nossas utopias do possível vão-se construindo aos poucos.
Perdemos um pouco de esperança aqui, um pouco de cabelo ali, ganhamos experiência, maturidade e alguns quilinhos e cá estamos - mantendo viva a nossa indignação com as injustiças e a fé em uma sociedade menos injusta.
E hoje o nosso amigo Ney Bello toma posse na AML - já somos imortais, por supuesto!
Me orgulho muito de pertencer a essa geração, que você e sua luta e integridade tão bem representam!
Um fraterno abraço!

Postar um comentário