Cidades premiadas

Tempo real - 02/09/2009 17h59

Conferência premia quatro municípios com o selo Cidade Cidadã

A 10ª Conferência das Cidades, em realização na Câmara, está premiando neste momento, com o selo Cidade Cidadã, as quatro cidades que implementaram projetos que melhoraram o transporte público urbano, tema do evento deste ano.

Na categoria dos municípios com até 100 mil habitantes foram premiadas duas cidades. A primeira cidade é Forquilhinha (SC), com o Projeto Ciclovia Gabriel Arns, com percurso bidirecional de 906 metros, com calçadas e estacionamentos. Esse município foi classificado na subcategoria "inclusão social e acessibilidade por meio da mobilidade urbana".

O segundo município premiado foi Leme (SP, na subcategoria "mobilidade urbana sustentável", com o Projeto Linha da Saúde, que oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede municipal de saúde sistema de transporte regular e pontual gratuito.

Pessoas com deficiência
Na categoria dos municípios acima de 100 mil habitantes também foram premiadas duas cidades. A primeira é Contagem (MG), na subcategoria "serviço de transporte suplementar às pessoas com deficiência", com o Programa Sem Limite, que provê transporte gratuito para pessoas com qualquer idade que tenham algum tipo de deficiência física e cuja renda per capita seja de até um salário mínimo. Esse programa utiliza veículos adaptados, com espaço para acompanhantes e com motoristas treinados que fazem o transporte dos usuários de suas residências até o destino.

A outra cidade premiada foi a capital do Rio Grande do Norte, Natal, na subcategoria "gestão integrada da mobilidade urbana", com o Projeto Via Livre. Esse programa melhorou o fluxo viário dos principais corredores da cidade, permitindo o aumento da velocidade média dos motoristas, além de restringir a circulação de veículos pesados de cargas e de tração animal em algumas vias da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário