Caravana da Anistia no Maranhão

Realizada na manhã desta terça-feira (8) na Assembleia Legislativa, a 40ª sessão da Caravana da Anistia que apreciou 14 requerimentos de pedidos de anistia política. A sessão realizada simultaneamente no Plenário Nagib Haickel e o plenário Gervásio Santos teve a presença de seis conselheiros do Ministério da Justiça, ministro Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, do presidente da Comissão, Paulo Abrão, e do coordenador do projeto Direito à Memória e à Verdade, Maurice Politi.

Participaram ainda solenidade de abertura, o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Tavares (PSB), o autor do pedido de vinda da Caravana a São Luis, deputado Rubens Pereira Junior (PCdoB), o Secretario Estadual de Direitos Humanos, Sérgio Temer, representando a governadora Roseana Sarney e o deputado federal Flávio Dino (PCdoB).

Rubens Junior lembrou da importância da vinda da Caravana ao Maranhão, um estado onde muitas pessoas sofreram perseguições durante a ditadura militar. Flávio Dino lembrou que o pai, o ex-deputado Sálvio Dino, teve o mandato cassado pela ditadura militar e ressaltou que hoje o país respira ares democracia graças a luta de pessoas que decidiram lutar pela liberdade em tempos marcados pela repressão.

Paulo Vanucchi fez um discurso longo e ressaltou a trajetória da luta em favor da anistia lembrando ainda que o Brasil vive um momento especial e é preciso não fechar os olhos para os fatos que aconteceram na história recente.

Desde que foi criada, em 2001, a Comissão já recebeu cerca 66 mil pedidos de anistia, dos quais cerca de 54 mil já foram apreciados. Um grupo superior a mais 35 mil brasileiros conseguiram ser anistiados e 12 mil pessoas conquistaram também alguma reparação econômica.

As caravanas da Anistia já promoveram julgamentos iguais ao ocorrido hoje na Assembleia, em 18 estados brasileiros. Dos 14 pedidos analisados na sessão, cinco foram deferidos, dentre eles o do deputado Francisco Gomes (DEM). Mais cinco pedidos foram indeferidos, outros três foram deferidos parcialmente e em um houve pedido de vistas.

Fonte : Agência Assembléia-Ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário