Brasil e Venezuela

No site www.vermelho.org.br

Notícias

31 de Outubro de 2009 - 16h18

Flávio Dino elogia decisão de aprovar Venezuela no Mercosul

O deputado federal Flávio Dino classificou de acertada a decisão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado de aprovar, nesta quinta-feira, a adesão, como membro efetivo, da Venezuela ao Mercosul, bloco formado, atualmente, pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Na opinião do parlamentar, o ingresso do país vizinho vai contribuir para estreitar relações comerciais com a Venezuela, o que é de interesse econômico do Brasil.

Em novembro de 2007, quando a matéria foi apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, da qual Flávio Dino é membro, o parlamentar maranhense apresentou voto em separado favorável ao ingresso da Venezuela. Na época, Flávio Dino argumentou que mais do que impedir relações comerciais entre os dois países, dizer “não” à Venezuela iria contrariar a Constituição. “Nossa Carta Magna prevê claramente o regime do livre comércio e de respeito à autodeterminação dos povos”, reforçou Dino.

Na opinião do deputado, o ingresso da Venezuela vai ajudar a fortalecer o Mercosul e possibilitará uma América do Sul mais unida. Além disso, junto com o Brasil, a Venezuela vai dar ao Mercosul posição estratégica na política energética internacional, uma vez que é detentor de grandes reservas de petróleo, tendo se transformado, recentemente, no segundo país do mundo com maiores reservas petrolíferas certificadas.

Além do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o Mercosul tem, ainda, como associados Bolívia e Chile. A Venezuela vai se integrar ao bloco como membro efetivo, com poder de veto, e não de apenas associado.

Flávio Dino destaca também que o ingresso da Venezuela interessa aos estados brasileiros situados no Norte e no Nordeste, uma vez que os atuais países-membros localizam-se mais ao sul do continente, dificultando a concretização dos benefícios do bloco para todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário