Internet nas campanhas eleitorais



Como é normal, há muito debate sobre as regras para uso da internet nas campanhas eleitorais. A internet pode diminuir os custos das campanhas e aproximar os candidatos dos eleitores.

Tenho a convicção de que produzimos um texto avançado e de qualidade, que nos colocará no século 21. É uma mudança profunda, que deve ser feita com prudência. Não podemos substituir o regime até aqui vigente, altamente restritivo, por um imprevisível "vale-tudo". Aliás, nenhum meio de propaganda é totalmente "liberado", em campanhas eleitorais ou comerciais. Regras são necessárias para proteger os cidadãos e os candidatos. Por exemplo, devemos evitar o máximo quanto possível a campanha suja, falsa, caluniosa. Não é porque pessoas são assassinadas diariamente que vamos permitir na lei os homicídios...

Além disso, uma disputa realmente democrática pressupõe paridade de armas, ou seja, regras que possibilitem ao máximo a igualdade de chances entre os candidatos. Caso contrário, o mais forte economicamente esmagaria o mais fraco. Por isso, é acertado, neste momento, proibir a propaganda paga na internet. Em outro momento, quem sabe ? Vamos experimentar a novidade e regular o tema, aprendendo com a experiência concreta.

Reforma política é um processo, não um momento. O que importa é avançar, com passos seguros. Estamos perseguindo esse objetivo. Se aprovarmos o texto, sairemos da ditadura dos sites ".can " para sites liberados, e-mails, torpedos, twitter, orkut, blogs. Um enorme passo.

Um comentário:

Anônimo disse...

BOM DIA EXCMº SENHOR DEPUTADO FLAVIO DINO, AQUI QUEM VOS FALA É SEU NOBRE COLEGA MARANHAO DO PT, 1º SUPLENTE DE VEREADOR EM CURIONOPOLIS NO PARÁ.

VENHO AO ILUSTRE COLEGA PEDIR UM ESCLARECIMENTO SOBRE AS NOVAS VAGAS PARA CAMARA DE VEREADORES, E SABER SE ESTAS REALMENTE SERÃO PREENCHIDAS ESTE ANO.

MEU AMIGO POR TER MAIS ENTENDIMENTO SOBRE O ASSUNTO, PODERIA ME AJUDAR E ESCLARECER ESTA DUVIDA.

GRATO COM SUA PRESTEZA. DE JA AGRADEÇO.

MARANHAO DO PT.
BOM DIA.

Postar um comentário